;

Empréstimo com garantia de Imóvel: O que é?

Quando falo sobre empréstimo com garantia de imóvel, na maior parte das vezes, se trata de algo que iremos fazer não por que queremos, mas, ...

Quando falo sobre empréstimo com garantia de imóvel, na maior parte das vezes, se trata de algo que iremos fazer não por que queremos, mas, porque é preciso. Então o plano principal é pegar esse crédito para alguma necessidade, e quitar o mais rápido.




Contudo, praticamente todas as modalidades solicitam que você tenha algo para garantir o pagamento das parcelas. É ai que entra esse tipo de empréstimo.

O que você precisa saber

Como o próprio nome diz, esse tipo de empréstimo utiliza de uma propriedade como método de garantia. Mas porque? Por que assim a financeira sabe que não haverá problemas de inadimplência. Sendo assim, é necessário ter um imóvel em seu nome. Pode ser comercial ou residencial, basta ser em seu nome.

Também é bom mencionar que a taxa de juros pode ser bem baixa em comparação a outros métodos.

Como funciona?

Durante o período do empréstimo, é registrado em cartório a operação, mas calma, o imóvel ainda continua sendo seu. Ou seja, você pode usufruir do imóvel sem preocupação. Tecnicamente falando, o bem fica alienado á instituição financeira até o fim do contrato.

Sendo assim, você pode perguntar:

Existe o risco de perder o imóvel?

Em suma, sim. Afinal, se por algum fator as parcelas ficaram sem pagamento, o crédito precisa ser recuperado. Mas tenha calma, o processo de se tomar algum bem é custoso. Portanto, ele se torna a última opção para a instituição.

Posso vender o imóvel dado como garantia antes do termino do pagamento?

Você pode sim vender seu imóvel se a instituição permitir. Mas, o vendedor deve negociar com o comprador que parte do valor do imóvel deve ser usado para quitação o débito. Finalmente, será dado baixa na alienação do bem pela instituição.

Porque a taxa de juros é tão baixa?

Como ela é calculada de acordo com o risco de inadimplência, quando você oferece o imóvel como crédito, é garantido que parte do valor da dívida está “pago”. Logo, as chances de inadimplência são menores, e os juros também.

Por fim, muitas coisas são levadas em consideração na hora de solicitar esse empréstimo. Como sempre, o importante uma programação, e não esquecer de manter os pés no chão.

Related

Garantia de Imóvel 8903156055208688718

Destaques da semana

CURTA NOSSA PÁGINA

As mais visitadas

item