;

Tudo que você precisa saber sobre o consórcio imobiliário

    O que é consórcio imobiliário? Existem vários tipos de consórcios, sendo o imobiliário um deles. Podemos generalizar um consórcio imobil...

 

Tudo que você precisa saber sobre o consórcio imobiliário

 O que é consórcio imobiliário?

Existem vários tipos de consórcios, sendo o imobiliário um deles. Podemos generalizar um consórcio imobiliário como um grupo de pessoas reunidas por um mesmo interesse – neste caso, comprar uma casa arrecadando uma determinada quantia em um determinado período de tempo.

Assim, todos os meses, os associados receberão uma carta de crédito, que será repassada aos consorciados para obtenção do imóvel.

Como funciona o consórcio imobiliário?

A forma de trabalho do consórcio é a seguinte: todo mês, todos os associados contribuem de acordo com uma determinada quantia, que é definida de acordo com o limite de crédito. Quando falamos do modelo composto por consorciados, vale ressaltar que aos interessados em ingressar no consórcio será concedida uma cota para fazer parte do consórcio.

Antes da conclusão do consórcio, um participante deverá ser contemplado a cada mês e obterá a quantia necessária para a compra de seu imóvel. Lembre-se de que todos os membros do consórcio competirão igualmente em todos os sorteios.

Também é possível que os membros do consórcio façam lances antes da contemplação e obtenham uma carta de crédito mais rapidamente. Além disso, é importante ressaltar que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser utilizado para lances e até completar o valor da carta de crédito.

Sem taxas de juros

O consórcio não tem taxas de juros. Portanto, essa modalidade de financiamento imobiliário tornou-se a escolha dos consumidores que desejam se livrar dos juros altos trazidos por outras formas de compra.

O consórcio cobra apenas taxa de administração, que é diluída ao longo do prazo de pagamento e é bem inferior às taxas bancárias. Com isso, o custo final e o valor das parcelas mensais tornaram-se muito menores, o que torna o método de compra cada vez mais uma opção econômica para a aquisição do imóvel dos sonhos.

Sem entrada

Todo o valor selecionados pelos participantes para o consórcio imobiliário será pago integralmente, ou seja, não há necessidade de pagamento de determinado percentual antecipado.

Esta é uma escolha ideal para quem não pode pagar adiantado ou quer usar o dinheiro usado para pagamentos em dinheiro para outros fins (como pequenas reformas ou transferência de despesas).

Acelerar a contemplação

Existem dois métodos a serem considerados na contemplação: lances e sorteio. Quem não quer esperar pela sorte pode dar um lance. Em alguns programas, uma certa porcentagem da própria carta (o famoso movimento embutido) pode ser usada. Caso o lance ofertado não seja o vencedor, o participante não precisa pagar o valor ofertado, podendo utilizar o lance novamente no próximo mês.

Consorcio imobiliário é seguro!

O banco central é a instituição que supervisiona os gestores do consórcio. Ele tem plenos poderes para regulamentar e supervisionar as empresas em tais financiamentos para proteger os interesses dos membros do consórcio.

Porém, observe: antes de obter cotas, é sempre recomendável verificar se a empresa foi aprovada pelo banco central.

Conclusão

Agora que você já entendeu tudo sobre consórcio imobiliário, e sabe que esta é uma opção de investimento muito vantajosa, procure um administrador de confiança e escolha um plano compatível com o seu perfil. Aproveite a oportunidade de comprar sua casa própria.

Related

Consórcio 2225599382440594045

Destaques da semana

CURTA NOSSA PÁGINA

As mais visitadas

item